terça-feira, 27 de abril de 2010

Chega de Maledicência


De tempos em tempos a religião vem a se tornar assunto da mídia atual. No presente instante, em decorrência da morte do Papa João Paulo II, muitos teólogos ou mesmo analistas leigos têm-se arvorado em emitir pareceres acerca do pontificado do finado, bem como do quadro atual da Igreja Católica, e seus futuros e possíveis rumos. Exposta na mídia cotidianamente, a Igreja Católica é alvo das mais pesadas críticas.
Penso eu que cabe aqui aproveitar o tempo presente e refletir sobre os pecados evangélicos, de igual modo. Entendo ser cabível avaliar e comparar que tipo de equívoco eventualmente envolveu e enredou a Igreja Evangélica, tal qual envolveu a Igreja Católica. Cada um dentro do seu contexto, cada um com suas peculiaridades, suas limitações, suas dificuldades.
- Os evangélicos criticam, no catolicismo: o uso de imagens, a intermediação de “santos”, a chamada “Mariolatria”, a infalibilidade do Papa, a transubstanciação (na ceia), o concessão do perdão pessoal pelo clérigo, a “força” das penitências e das obras na salvação, a doutrina do purgatório, a relativização da Palavra de Deus e a prerrogativa de interpretação pela Igreja. Se somar-se a esses itens os que a mídia tem publicado, o problema se avoluma imensamente.
- No movimento evangélico atual vemos muitas coisas que são inaceitáveis e atacadas pelos próprios evangélicos: personalismo; mal uso dos recursos financeiros nas igrejas; heresias; baixo nível de formação pastoral; balcão de venda de serviços de prosperidade e benesses do mundo espiritual; sincretismo religioso; misticismo espiritualista fanático; mercantilismo gospel; imoralidade-incoerência-hipocrisia por parte da liderança; divisões, contendas, partidos e brigas; malediscência. É claro que muito se poderia falar ainda, de ambos os lados, mas o artigo se tornaria intragável e sem valor edificativo
Esses são apenas alguns dos itens que tem sido verdadeiros cavalos de batalha, produzindo uma guerra interminável de “crentes contra católicos”. Os crentes inclusive, tem devolvido com muita agressividade e intolerância as agressões sofridas no passado. E boa parte dos católicos acirra sua convicção contra “os crentes”, considerando-os “casta inferior”.
Vê-se claramente também que ambos, Evangélicos e Católicos, estão com dificuldades de lidar com seus próprios problemas. A Igreja Católica procura firmar-se em sua histórica tradição para fazer valer seus posicionamentos – as Igrejas Evangélicas em boa parte seguem pelo mesmo caminho. O catolicismo enfrenta a sua religiosidade, o evangelicalismo sua falta de caráter e consistência. O catolicismo estabelece um governo estruturado e centralista, e as igrejas evangélicas em grande parte mantém o mesmo autoritarismo e controle ferrenho. O catolicismo exerce influência no poder público e dele usufrui, e os evangélicos procuram hoje imitar e “correr atrás” do seu quinhão.
Penso que algo está nos tornando muito semelhantes, como outro lado da moeda. Se pensarmos então no nome protestantes, veremos como a identidade evangélica está ligada à católica, tal qual o ateu que, para ser ateu, se posiciona usando a referência que ele mesmo nega – Deus.
ONDE VAMOS PARAR? Será que o Movimento Evangélico realmente pode ser representante legítimo do Reino dos Céus? Será que sua consistência pode ser atestada pelos próprios evangélicos? Será que as brigas não comprovam que a própria Igreja Católica, errada como estiver, tem mais comando e unidade que todos os evangélicos? Será que não dói saber que existem 44 mil denominações, 44 mil formas diferentes de brigar e ferir o Corpo de Cristo? Será isso pouco? Será pouco que, tal qual padres em pedofilia, pastores são presos nos mais diversos tipos de crimes e contravenções?
Precisamos hoje parar para pensar se algo que pode ser feito urgentemente:
- Chega de independência eclesiástica: precisamos todos entender que faz-se necessário um código de ética eclesiástica que norteie pastores e igrejas nas relações entre si, sem que as denominações se julguem superiores e desprezem esse código ao receber membros abonados oriundos de saídas litigiosas de suas igrejas...
- Chega dos termos evangélico e católico: precisamos abandonar termos que signifiquem nossa forma de entender as coisas, para adotar termos que expressem nossa maneira de ser. Evangélico e Católico dizem muito mais respeito à forma como se acredita em dada coisa, que a maneira como se observa e pratica a Palavra de Deus. Precisamos de menos rótulo e mais vida.
- Chega de focar em acumular conhecimentos: é preciso focar na produção de padrões de conduta, e pessoas-modelo que pratiquem a Palavra e sirvam de exemplo ao rebanho. É muito pouco discutir e absorver a letra do texto bíblico sem focar prioritariamente na obediência.
- Chega de maledicência: se a visão particular de cada pastor produzisse a verdade, somente haveria uma igreja evangélica. Não existe pastor, santo que seja, que detenha a verdade, que está no Corpo, na unidade do Corpo. Buscar a unidade é inclusive sabedoria e humildade, uma vez que ninguém é unido consigo mesmo isolado – só é um com o Outro, com o diferente. Por isso chega de maledicência.
- Chega de juízo: Os evangélicos, se pudessem, enfiariam o Evangelho dentro da cabeça de todas as pessoas de outra religião. Esquecem que a manifestação do amor é manifestação da própria pessoa de Deus, e também que concordar com o credo religioso evangélico não significa salvação. Por isso há que se adotar postura evangelizadora mais humilde, menos arrogante, menos condenatória – tipo “você vai pro inferno”, tão comum na mente preto/branco de quem tem “a religião certa”.
Digo sem medo: eu não agüento mais ser evangélico! Nem crente! Desejo e busco SER ALGO para Deus, ser. Ser parecido com Jesus, ser humilde, ser manso, ser amoroso, ser fiel, ser bom esposo e bom pai, ser compreensivo, ser santo, ser cheio do Espírito, ser um evangelista... ser, ser, ser, ser, ser... ser discípulo! Um discípulo que saiu da sinagoga atrás de um mestre que prega nos vales, montanhas, praças e lagos. Não um novo judeu, um novo religioso, mas uma nova criatura, um discípulo de quem me fez para si !

10 comentários:

  1. Chega de juízo: Os evangélicos, se pudessem, enfiariam o Evangelho dentro da cabeça de todas as pessoas de outra religião. Esquecem que a manifestação do amor é manifestação da própria pessoa de Deus, e também que concordar com o credo religioso evangélico não significa salvação

    Muito bom isso aqui!!!!! Muito boa a sua visão!!! E sendo você um pastor!!!!
    Parabens!!!!!!!
    Carlos Pedreira

    ResponderExcluir
  2. Chega de maledicência: se a visão particular de cada pastor produzisse a verdade, somente haveria uma igreja evangélica. Que verdade essa!!! Parabéns! Bom blog! Excelente texto!!

    Joana Marins

    ResponderExcluir
  3. Quanta transparência e clareza ! Entendimento que realmente não adianta apenas um nome pesado, que ao ouvirmos ou falarmos de denominações nossa mente passeia em vergonhas e pecados ! Mas ser discipulo é simples e verdadeiro, é escolher Cristo!

    Blog fantastico ! Artigo maravilhoso !

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Pastor Nils!! Excelente blog!
    Um abraço
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  5. Que maravilhoso texto, enquanto doutrinas brigamos... Enquanto vida, só a de Cristo pode mudar o mundo.

    Lembrei de uma frase do filme todo-poderoso
    "Se voce quiser mudar o mundo, um gesto de amor, carinho de cada vez!"

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo excelente texto que retrata muito bem o que deve estar dentro de cada um de nós: AMAR A DEUS E AO SEU SEMELHANTE.

    Eduardo Leite
    gastroajuda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Excelente blog!! Excelente!! Parabéns!!!
    Julio Cesar Andrade

    ResponderExcluir
  8. Que colocações boas!! ""Esses são apenas alguns dos itens que tem sido verdadeiros cavalos de batalha, produzindo uma guerra interminável de “crentes contra católicos”. Os crentes inclusive, tem devolvido com muita agressividade e intolerância as agressões sofridas no passado. E boa parte dos católicos acirra sua convicção contra “os crentes”, considerando-os “casta inferior”.


    Muito verdadeiro e SENSATO isso!!
    Bom blog!!

    Torres

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog!
    Juliane k Huts

    ResponderExcluir
  10. E aí Cidadão do Ceu, essa tesoura terá que vir aqui para Feira de Jesus, existem muitas liguas precisando desse tratamento kkkkkkkkkk, jah está na hora da proxima postagem, sugiro uma materia sobre Pastores evangelicos e a politica.
    O QUE ACHAS?
    Se não concordar poste o tema que está em seu coração queremos ser edificados

    ResponderExcluir

Simples assim